• Veridiana Lopes

As letrinhas da renda fixa

Hoje vou te explicar três siglas que são essenciais para que você entenda o mundo de investimentos, renda fixa e de economia como um todo.


É o básico do básico, mas acredite, vai te ajudar nos próximos posts que falam sobre renda fixa

SELIC

SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é taxa básica de juros da economia. Ou conhecida “popularmente” como a taxa mãe

É ela quem guia os juros que são cobrados pelas instituições financeiras, o que consequentemente, impacta na economia como um todo. Se essa taxa aumenta, a tendencia é que as taxas cobradas pelas instituições financeiras acompanhem. Mesma coisa quando ela cai.

Hoje ela esta a 6,5% ao ano, o menor valor histórico dessa taxa, o que é excelente para a economia como um todo pois, teoricamente, o crédito fica mais acessível.

Na maior parte de 2016, ela estava 14,25% ao ano. Então, fica a dica: quem pegou crédito nesta época está pagando muito caro. Está na hora de negociar ou fazer uma portabilidade! ;)

IPCA

IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é o principal índice usado para medir a nossa inflação.

É ela quem nos diz a variação dos preços dos principais itens de consumo.

Se a inflação sobe, quer dizer que os preços estão aumentando mais rápido. Se ela cai, quer dizer que eles estão demorando um pouco mais para subir, mas não necessariamente estão diminuindo.

CDI

CDI significa Certificado de depósito Interbancário. Eu digo carinhosamente - e de forma bem didática - que é a irmãzinha da SELIC, pois possuem valores bem parecidos.

Hoje está a 6,39% ao ano e é a nossa principal referência quando falamos de investimentos.

Decora essa regrinha: se o investimento cobra Imposto de Renda, ele tem que te pagar no mínimo 100% do CDI.

E o que isso muda na minha vida?

Essas taxas impactam diretamente o seu dinheiro e a forma que você consome. O quanto o crédito aumenta, se os investimentos estão pagando pouco ou muito, qual a velocidade que os preços aumentam... Tudo.


E é importante que você as entenda, para que tenha mais poder de decisão.

Ficou claro?

Para saber mais siglas e termos financeiros, assista esse vídeo:


Lembre-se: você não precisa parar de viver para economizar. Você só precisa fazer escolhas inteligentes e de planejamento, para que caiba no seu bolso.

Você pode responder este e-mail me mandando dúvidas, sugestões, críticas...


Até a próxima,

Veri!

110 visualizações